Amilton Filho apresenta projeto que beneficiará portadores de daltonismo

O deputado estadual Amilton Filho (MDB) apresentou nesta terça-feira (11) projeto de lei ao plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) que vai beneficiar diretamente os portadores de daltonismo – dificuldade da pessoa em distinguir cores. 

Amilton propõe que todos os locais públicos que utilizem de sistemas de sinalização por cores devem contar também com sinais alfanuméricos que permitam à pessoa daltônica identificar as informações contidas neste sistema de sinalização de forma rápida. 

“Queremos dar mais autonomia e conforto aos portadores de daltonismo, pois no mundo contemporâneo, com a mobilidade social e a proliferação de informações, é essencial que haja uma ágil e eficaz transmissão dessas informações”, explica o deputado. 

Além disso, ele argumenta que quando um sistema de sinalização deixa de contemplar aqueles que se desviam do padrão, então ele se revela ineficiente e questionável, na medida em que não é inclusivo.

De acordo com o projeto, certos locais que deverão adaptar sua sinalização são prioritários, como salas de emergência em hospitais, linhas de transporte público, locais considerados área de risco ou onde estão instalados equipamentos perigosos, além de unidades de saúde. O projeto segue para apreciação dos demais parlamentares para posterior aprovação e sanção do governador do Estado.

Shape

Comunicação direta com você!

Nosso objetivo é estar em sintonia com todos os goianos. Vem comigo!

Shape